quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Perdão entre irmãos

Jacó saiu fora da terra do seu sogro em direção a Canaã e já projetava encontrar seu irmão Esaú nesta jornada.  Claro que Jacó ficou temeroso, afinal tinha pisado na bola com o mano e por causa da personalidade deste, imaginava que iria levar uma coça daquelas (na melhor das hipóteses).  Jacó tratou de separar uma generosa quantidade do seu rebanho para impressionar o irmão com um presente tão grandioso, talvez assim Esaú se comovesse e reconhecesse seu arrependimento.  Mas o relato bíblico mostra uma atitude de grandeza de Esaú: Ele não esconde a emoção de rever seu irmão, as coisas passadas ficaram para trás... perda da primogenitura, usurpação para receber a bênção... o mais importante era estar novamente com seu irmão, ver o brilho dos seus olhos... tanto que ele nem deu importância para os presentes e só os aceitou depois de muita insistência de Jacó.  Penso que hoje em dia tipos assim estão cada vez mais raros... todo mundo quer grana, quer ser dar bem, mesmo que seja para prejudicar pessoas "amadas" e de mesmo sangue... vide Suzana Von Ricthofen e outros mercenários da pós-modernidade.  Esaú tinha a chance de se vingar, poderia matar Jacó, sua família, seus servos ou roubar toda sua riqueza (Motivos ele tinha para isso), mas escolheu o caminho do amor, do perdão.  Valeu a pena!

2 comentários:

  1. O perdão não é só um mandamento de Deus, mas faz parte do caráter de cada um...me lembro que quando pequena brigava com meus irmãos e minha mãe se soubesse que um estava sem falar com o outro, nos colocava frente à frente, testa com testa até voltarmos a nos falar...coisas de criação, rs. Isso formou a minha visão sobre o perdão, principalmente entre irmãos...vejo muitas famílias sendo destruídas pela ambição e falta de amor, sou de uma família tímida p/demonstrar amor, mas este sentimento nunca faltou em minha casa. Shalom!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Katia, o perdão é um santo remédio para tratar muitos males da alma e do corpo. Quanta gente remói sentimentos ruins e acabam somatizando em doenças como úlcera, dor de cabeça e até câncer... vc é abençoada por desde criança aprender a exercitar o perdão, por isso sabe viver melhor! ;)
    Beijão

    ResponderExcluir